sábado, 24 de julho de 2010

VOLTE, "JOÃO SEM MEDO" ! DA FRANÇA, JON ITCAINA FALA SOBRE O FUTEBOL FRANCÊS E JOÃO SALDANHA - 12/12/2008

Saldanha: montou a Seleção de 70 e peitou a Ditadura
PUBLICADO NO "FUTEBOL FENÔMENO SOCIAL" em 12/12/2008
 
ATENÇÃO: MANTIVE O E-MAIL EXATAMENTE COMO ELE ME MANDOU, SEM CORRIGIR UMA LETRA. O PORTUGUÊS MELHOROU!

Estou sentado na mesa de um botequinho de um bairro popular de Paris, fugindo do vento gelado da rua. De repente, o meu vizinho, um baixinho cansado sem idade joga o jornal L’Equipe em cima da minha mesa sem falar nada nem sequer olhar para mim; oups, esta com uma cara de poucos amigos…deve ser grave… , começo a ler : Ontem, o meu time, os "Girondins de Bordeaux" perderam o jogo decisivo da ultima jornada da Liga dos Campeões contra a Roma, 2 a 0. Como sempre, não vai ter time francês classificado – a não ser o Lyon – para as oitavas de final da mais prestigiosa competição do velho continente. O jornalista, escreve em um estilo nervoso e dramático, como para enfatizar a profundidade do abismo que separa o primeiro mundo da bola, Espanha, Itália e Inglaterra, do resto do mundo…sem falar dos candidatos emergentes como os times portugueses e/ou um pouco decadentes como Alemanha…Pô, como que a gente conseguiu cair tão para baixo, tendo os portugueses e os alemães na nossa frente ! POUCA VERGONHA berra o meu vizinho, J. Pierre ; "Se eu estivesse no governo, ia chamar de volta todos os craques da nossa seleção ( Henry, Anelka, Ribery …) pra jogar na pátria ; eles vão embora porque a gente não é capaz de pagar um salário decente (…) pros caras ; é um escândalo que os jogadores de futebol da seleção paguem tantos impostos, com o que eles fazem pra nação" grita o querido Jean Pierre ; excitado, não cala mais "se eu fosse presidente ia contratar todo esse povo com o dobre do salario que eles recebem lá nos países vizinhos"…Pois é… É um escândalo ver este povo francês que chora o tempo todo contra o desmanchamento da securidade social, do direito do trabalho e as carências da saúde pública e de um outro lado, acha criminal de pedir imposto e outras taxas sociais aos jogadores de futebol franceses … É verdade! Tá na hora de pedir pro governo de dar esses privilégios à caras que vão pra Inglaterra receber 100000 euros por mês líquidos enquanto os times franceses não podem oferecer mais do que a metade por causa dos impostos e taxas sociais… O que valem 70 anos de lutas e conquistas sociais, de vidas sacrificadas na frente de uma "oitava de final" de liga dos campeões ? Pô, vou deixar este país de comunistas assim que puder…


Falando em comunista, acabei de ler uma biografia do João Saldanha, por André Iki Siqueira. Comunista e técnico da seleção no meio da ditadura…. Só no Brasil mesmo…O que é que ele falaria da cabeçada do Zidane na final do campeonato mundial de 2006? Será que ele teria gostado daquilo ? Que falta você me faz hoje João, dentro desse boteco…da vontade de pegar todo esse povo pelo pescoço...na semana passada, nossa brilhante elite futebolística chamou a atenção da mídia : Um ex-jogador Petit ( aquele loirinho que fez o terceiro gol na copa de 98 ) escreveu ( com mula… ) um livro sobre a « hipocrisia do meio futebolístico onde o dinheiro "empodrece" tudo e muda as cabeças » um grande momento de literatura sem dúvida. « Eu sou rebelde, fico longe dos jornalistas e outros paparazzis » disse o nosso amigo rebelde em um dos programas mais vulgar e fofoqueiro da televisão na hora mais assistida…ficou duas horas falando do umbigo dele, e do dinheiro indecente e podre que rolava no futebol…coitadinho rebelde que estava tentando ganhar muito mais ainda desse dinheiro podre e indecente…um outro astro do jogo, Rothen, do PSG, publicou ( escreveu ? ) um livro de confidências, historinhas relatando entre outros uma fala desgraciosa do mestre absoluto do universo o nosso Zizou nacional : ele teria falado "filho-da-puta, levanta ai" ao nosso amigo Rothen durante um jogo no qual ele se machucou. Aí, parece que nosso cabeceiro não gostou da confidência e chamou a mídia em Paris para explicar ao mundo –muito preocupado com isso – que ele não tinha usado essas palavras horrorosas durante aquele jogo…dez minutos no jornal nacional…Antes dos 70 crianças mortas em Haiti e outros assuntos mais leves como guerra na RDC, crise financeira e recessão econômica, etc…ainda bem que o nosso forum nacional aproveitou para iluminar o universo com analises fundamentais tais como "não gostou de politica (…) a eleição do Obama foi uma grande noticia (…) o dopagem é ruim"

Pô, João o utopista, que peitava a ditadura de todo um continente, transformando o futebol com o maior meio de comunicação da humanidade progressista…meu Deus, esse tempo é longe, muito longe…O que o maragato gaúcho falaria desse dinheiro podre sim indecente sim que rola solto – e bem lavadinho – saindo dos bolsos mais duvidosos da nossa terra ? Volte joão, vê aí um esquema com o barbudo pra voltar só 6 meses… "o senhor organiza seu ministério eu organizo eu time"…na verdade não sei não se vale mesmo…e de dar medo, muito medo mesmo…

Jon Itcaina é basco, francês, brasileiro, advogado, torcedor do Bordeaux, apaixonado por futebol e samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO LIVROS NA ESTANTE VIRTUAL - CONFIRA!