sábado, 24 de julho de 2010

FIGURINHAS DA COPA: UM FENÔMENO DE SOCIABILIZAÇÃO - 19/05/2010

São 10 horas da manhã do dia 15 de maio de 2010. A revistaria Oficina Cultural, no bairro de Santa Terezinha, Zona Norte de São Paulo, está absolutamente cheia: pessoas ocupam as mesas do café, as bancadas de livros, a calçada, a praça do outro lado da rua. Para quê? Trocar figurinhas!
Jovens mães, sentadas no chão, com caneta e papel, riscando os números daqueles crômos que negociou para o filho de 4 anos; na calçada, a avó de uns 80 anos, segura uma quantidade enorme de figurinhas, enquanto que seu filho, de cabelos grisalhos, ri com outro homem de sua idade, avaliando as trocas que seus filhos estão fazendo, num alvoroço enorme, sob uma caixa de papelão, improvisada como mesas. Crianças, jovens, adultos, idosos. O clima é de descontração. As trocas obedecem regras diversas: crômo brilhante, só por duas ou mais; figurinha para completar time, vale de 4 a 10 novas; figurinhas de bônus para "bons trocadores", dentre outras situações. 
De uma coisa eu não tenho dúvida: o álbum de figurinhas da COPA DO MUNDO FIFA 2010, além de ser um dos maiores sucessos de publicação no Brasil, será também um marco para colecionadores de crômos e já é  um fenômeno de sociabilização.
Por Adriano Tardoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO LIVROS NA ESTANTE VIRTUAL - CONFIRA!