sábado, 24 de julho de 2010

PELAS "CONSPIRAÇÕES" E GEOPOLÍTICA, A ESPANHA É CAMPEÃ EM 2010 - 02/06/2010


 Jogadores da Espanha comemoram um gol: mais do que ganhar a Copa, precisam "salvar" a Europa... O Mundo!

Linl da postagem original: http://kigol.com.br/blog/view/post/pelas-conspira-es-e-geopol-tica-a-espanha-leva-a-copa

Recebi um e-mail de um amigo francês que mora no País Basco, cujo tema era futebol. Mas, como sempre, nossas trocas de e-mail vão trilhando diversos caminhos. Um deles foi a constatação por parte dele, de que a Europa está prestes a entrar em colapso, novamente. As tv's francesas tem levado ao ar diariamente as questões político-econômicas do país e da zona do Euro; a França quer pular fora do barco. A Alemanha tenta segurar todo mundo, enquanto que a Inglaterra está, como sempre, "indiferente" a agitação dos demais. A Espanha que cresceu muito e estagnou, encontra-se no meio termo entre os países mais "pobres" da Europa, os PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia - a Espanha é o "S" de Spanish). Segundo meu amigo, os espanhóis estão "na beira do abismo" e basta um sopro para cair, fato esse que , se vier a se concretizar, joga a Europa no inferno. Pois bem... Pensando de forma geopolítica, e dando um "gás" nas idéias conspiratórias, será essencial para passar pela crise que enfrenta, que a Espanha vença a Copa do Mundo de 2010. Segundos cálculos estatísticos de "economistas" e "matemáticos" ingleses, a final pode ocorrer em duas alternativas: INGLATERRA X ESPANHA ou BRASIL X ESPANHA. Na primeira hipótese, vencem os herdeiros de Hernán Cortez. Na segunda, os meninos de Gilberto Freyre.
A idéia das conspirações em Copas do Mundo é um tema antigo. Milhares de pessoas acreditam que é um evento, assim como os Jogos Olímpicos, de “conformização” de demandas do capitalismo, seja na adequação e inserção de países na estrutura capital gestada pelo Ocidente (como a última Olimpíada na China), ou para criar novas formas de recuperação do capital europeu em solo alheio (como promover no Brasil, de uma só vez, Copa do Mundo e Olimpíadas, uma vez que é um país emergente e não oferece tanto risco como a atual desgrenhada Europa). Mas e o talento, não pesa? Sim. As teorias são estapafúrdias, muitas vezes. Mas lembremos (1):


  • México 1970: O Brasil é tricampeão, enquanto a ditadura, amparada pelos EUA, aniquila a guerrilha pelas ruas das grandes capitais do país.


  • Alemanha 1974: Capitalismo e Socialismo estão literalmente em campo. A “conspiração” é para reafirmar o sistema. A Alemanha da República vence uma das maiores seleções de todos os tempos, a Holanda de Cruyff e cia, na final. Mas levou um “carimbo” de classe na faixa: perdeu de 1 a 0 para a Alemanha Oriental (comunista), gol de Juergem. Também foi ano da Revolução dos Cravos em Portugal. Caiu a ditadura na Grécia. Franco sai do poder na Espanha. Pinochet mata opositores no Estádio Centenário, no Chile.


  • Argentina 1978: A mais “descarada” tramóia das Copas do Mundo. O Peru “entrega” o jogo para a Argentina, o Brasil tem gol anulado e fica de fora da final. Os donos da casa, em meio a ditadura, vencem. Um documentário recente, FUIMOS CAMPEONES, devassa este mundial. Vide link: http://www.lsf.com.ar/libros/28/FUIMOS-CAMPEONES-LA-DICTADURA-EL-MUNDIAL-78-Y-/


  • Espanha 1982 – O Papa sofre um atentado e sobrevive. Comoção Mundial... A última grande Seleção Brasileira, sob a batuta de Telê Santana é desclassificada pela Itália (que vence a Copa sobre a Alemanha, na final). Conspiração? O Brasil não ter levado!


  • México 1986 – A Argentina, sofrega com as dores da Guerra das Malvinas e recém redemocratizada, vence a Inglaterra com gol de mão de Maradona, em estado de graça. Na final, derruba a Alemanha.


  • Itália 1990 – A Copa mais “sem graça” de todas. Muro de Berlim caindo, unificação das alemanhas. Bloco socialista se desintegrando. Vitória do capitalismo! A Alemanha recebe da Argentina o presente: um pênalti na final e 1 a 0 para os germanos.


  • EUA 1994: O Brasil se insere em uma nova era do capitalismo mundial Recebe a Copa como incentivo. Nada melhor que a casa de quem arruma todas as coisas, os EUA (que perderam para a seleção canarinho por 1 a 0 em 4 de julho (feriado da Independência dos EUA). He he he!


  • França 1998: Uma final sinistra com o Brasil, deu o título para a França em casa. O país passava por graves problemas econômicos e precisava “encobertar” os altos índices de desemprego. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria “vendido” a Copa e os jogadores se rebelaram. A promessa é que 2002 seria “facilitada” para o Brasil. Feito.


  • Japão e Coréia do  Sul 2002 – Campeões, conforme o prometido anteriormente!


  • Alemanha 2006 – A Itália, que passava por uma grave crise em seu futebol, tendo a Juventus rebaixada por compra de resultados; escândalos de loterias; máfia no poder (permanece); crise econômica (permanece), vence a Copa com o time mais “meia-boca” da sua história, sobre a França (que “devolvia” o “favor” prestado pelo Brasil.


  • África do Sul 2010 – Se a Espanha quebrar, metade da Europa afunda. Precisa da Copa!
 (1) Deixei as Copas de antes de 1970 de lado... Seria "conspiração" demais para nossa cabeça!
 PS: No "bolão", apostei Inglaterra campeã em 2010.

 Por Adriano Tardoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO LIVROS NA ESTANTE VIRTUAL - CONFIRA!